Antecipar o FGTS é uma prática comum entre os brasileiros, são várias as causas que obrigam o trabalhador a antecipar seu FGTS, em alguns casos é uma doença inesperada, uma reforma na casa, mas tem aqueles que antecipam apenas para fazer aquela viagem dos sonhos.
O trabalhador também pode sacar o FGTS por tempo de serviço em outras situações como, o saque aniversário e também quando é demitido. Veja a seguir as possibilidades para saque e antecipação do FGTS.
Veja também:
Como Solicitar o Cartão de crédito Santander Play?
Confira como solicitar o seu cartão de crédito Caixa Simples
Como Solicitar o Cartão de Crédito Santander Unique
O trabalhador pode sacar o FGTS ao se aposentar
Quando o trabalhador pede a aposentadoria tem direito de receber o valor do FGTS. Mas se caso o trabalhador continuar a trabalhar na mesma empresa, é possível fazer o saque mensal do valor das contribuições.
O trabalhador pode fazer o Saque-aniversário
O trabalhador pode usar o saque que possui nas contas vinculadas ao Fundo de forma parcial no mês de aniversário.
O trabalhador pode sacar o Fundo vinculado para compra de um imóvel
O valor do FGTS pode ser usado pelo trabalhador para comprar um imóvel ou para amortizar um financiamento, o valor do imóvel pode ser reduzido em até 80% ou se o trabalhador preferir diminui no total das parcelas
O trabalhador pode usar o valor em casos de doença do trabalhador ou dependente
O valor do FGTS pode ser usado pelo trabalhador para pagar despesas de doença do próprio trabalhador ou de algum dependente.
Também é possível antecipar até três anos do FGTS
Muitos brasileiros vão ficar felizes com a possibilidade de antecipar em até três anos o FGTS.
Isto acontece porque a antecipação do pagamento de três parcelas ainda está valendo, e pode ser sacada por meio da modalidade saque-aniversário que desde 2020 está em vigor.
De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, o valor será liberado de forma prática e rápida.
Por isso, se você é trabalhador e possui esse direito faça a sua antecipação e comece a usar o dinheiro da melhor forma possível.
Saque Aniversário
Foi autorizada no mês de abril de 2021 pela Medida Provisória nº 946 a nova opção de saque aniversário que garante ao trabalhador que possui conta do FGTS, realizar o saque de até R $1.045,00 por cada trabalhador. Nesse valor estão incluídas contas ativas e inativas.
As pessoas que optarem por essa modalidade podem realizar o saque até o dia 31 de dezembro de 2021 e o calendário foi estabelecido baseado no mês de nascimento de cada trabalhador.
Não é obrigatório que os trabalhadores migrem para a modalidade saque-aniversário e as pessoas que optarem por não fazer continuam na regra do Saque-Rescisão.
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, em média 6,1 milhão de trabalhadores aderiram ao saque aniversário.
As pessoas que aderirem à opção poderão sacar um total de saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, por ano, de acordo com a tabela.
Limite de Saldo do Trabalhador | Alíquota | Parcela Adicional |
De até R $500,00 | _ | |
50% | ||
Saldo de R $500,01 a R $1.000,00 | ||
40% | R $50,00 | |
Mais ou menos dessa forma que o saque acontece.
Antecipação
Através do saque-aniversário, o governo liberou uma modalidade nova de empréstimo que constitui-se na antecipação do dinheiro, que é disponibilizado no mês do aniversário do trabalhador.
Dessa forma, o valor do FGTS será usado como garantia do empréstimo e a opção oferece o direito à antecipação de até anos, isto é, três parcelas que são referentes aos próximos saques.
É importante lembrar que a data do crédito realizado no último ano não pode exceder o limite de 999 dias a contar do dia da contratação, as pessoas que optarem por essa modalidade, conta com três anos para realizar o pagamento do recurso para o empréstimo no valor de R $2 mil as taxas de juros que o trabalhador terá que pagar é de 0,99% ao mês.
Cada operação tem um valor mínimo que é de R $300,00.
O trabalhador que deseja antecipar o saque aniversário tem que possuir uma conta poupança ou conta corrente.
Veja as vantagens
Segundo a Caixa Econômica Federal, a principal vantagem que o trabalhador tem por escolher essa opção de empréstimo é que as taxas de juros são bem mais baixas voltadas à pessoas físicas.
O trabalhador pode antecipar um, dois ou três anos e o valor varia, até o limite do saldo, para isso, pode ter no mínimo R$2 mil.
A forma mais prática e rápida de ter acesso a esse recurso que é liberado é fazendo o pagamento depositando na conta do trabalhador um dia após a contratação.
Se o trabalhador não possuir prestações mensais não irá se apertar de acordo com a Caixa.
Quem pode solicitar?
As pessoas interessadas nessa modalidade precisam ser maiores de idade ou emancipados, ter conta corrente ou poupança na Caixa e possuir um CPF com situação regular na Receita Federal.
É necessário fazer antes a opção à modalidade de Saque-aniversário FGTS.
O trabalhador pode escolher entre o saque Aniversário, através dos seguintes canais:
Por meio do site da Caixa,fgts.caixa.gov.br
Por meio do aplicativo do FGTS
Ou através do Internet Banking Caixa.
Após escolher um desses meios , basta verificar se tem direito ao crédito e fazer a solicitação na Caixa Econômica Federal sua antecipação.